Newsletter em forma de conversa. É grátis, informativo e descomplicado.

Written by 00:02 Economia

Comissão do Senado aprova novo convite a Campos Neto para justificar Selic

A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado aprovou um novo convite para que o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, compareça à Casa para prestar esclarecimentos sobre a política monetária e a definição da Taxa Selic. O convite foi resultado de requerimentos apresentados por quatro senadores. A decisão do Copom de manter a taxa básica em 13,75% ao ano gerou críticas e despertou a necessidade de explicações do presidente do BC.

A ata da reunião do Banco Central indicou que a maioria dos integrantes do Copom considera que a continuidade da queda da inflação e seu impacto nas expectativas do mercado podem permitir uma redução dos juros no início de agosto. Essa sinalização recebeu apoio do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que acredita estar em consonância com as medidas do governo Lula e afirmou que o país está no “caminho certo”.

Geraldo Alckmin, vice-presidente, também expressou confiança na queda da taxa de juros, afirmando que não há mais razões para que isso não aconteça. Campos Neto já havia comparecido à Comissão do Senado anteriormente, em abril, para defender a autonomia do Banco Central. A convocação do presidente do BC foi apoiada por Carlos Fávaro, ministro da Agricultura, que destacou o compromisso do Senado com a República e negou qualquer autoritarismo nesse processo.

Tags:, , Last modified: 28 de junho de 2023
Close