A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, está buscando fortalecer a realização de concursos públicos em 2023. Até o momento, foram anunciadas a abertura de 8.200 vagas em três rodadas de concursos, mas a ministra pretende aumentar esse número para até 10 mil vagas adicionais, antecipando parte do cronograma de 2024 para este ano, como informou numa entrevista à Folha de S. Paulo publicada nesta segunda-feira. e
A medida é uma resposta à preocupação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está pessoalmente envolvido na reposição de servidores. Ele ligou para a ministra Dweck durante uma coletiva de imprensa em que ela anunciava novas vagas e questionou a ausência de áreas como políticas sociais e meio ambiente nos concursos.
Esther Dweck também menciona a intenção de aplicar a lei de cotas nos concursos públicos e está trabalhando em uma série de mudanças para aprimorar o processo seletivo. O Ministério da Gestão ainda não decidiu se apoiará integralmente o projeto de lei em tramitação no Congresso que trata do tema dos concursos.
Tags:Concurso público, Lula Last modified: 24 de julho de 2023